Os Vingadores

stars4The Avengers (2012). Escrito e dirigido por Joss Whedon. Com Robert Downey Jr., Scarlett Johansson, Chris Evans, Chris Hemsworth, Mark Ruffalo, Tom Hiddleston, Samuel L. Jackson, Jeremy Renner, Cobie Smulders e Clark Gregg.

avengers

Desde Homem de Ferro, em 2008, a Marvel vem expandindo seu universo nos cinemas e criando território para seu maior e mais ambicioso projeto nas telonas.  Trazendo a equipe aqui formada pelo Homem de Ferro, Capitão América, Thor, Viúva Negra, Gavião Arqueiro e Hulk, e comandada por Nick Fury, não há dúvidas: a Marvel conseguiu.

A trama começa quando Loki (Hiddleston) invade a sede da S.H.I.E.L.D. e rouba a Tesseract, fonte inesgotável de energia. Para derrotar o asgardiano e seu exército de Chitauris, o Comandante Nick Fury (L. Jackson) decide dar continuidade à “Iniciativa Vingadores”, projeto que havia sido abandonado mas que, agora, parece a única solução para salvar o mundo.

A agente da S.H.I.E.L.D. Natasha Romanoff, a Viúva Negra (Johansson), Bruce Banner (Ruffalo), o Homem de Ferro (Downey Jr.) – anteriormente considerado inapto para a Iniciativa – e o Capitão América (Evans) são os primeiros a serem convocados. Após a captura de Loki, Thor (Hemsworth) aparece em busca de seu irmão e, mais tarde, o grupo se completa com o também agente da organização Clint Barton, o Gavião Arqueiro (Renner).

O diretor e roteirista Joss Whedon, criador das séries BuffyFirefly, se mostra a escolha ideal para comandar o grande número de personagens, e fazê-los funcionar tanto quanto equipe quanto individualmente, além de estabelecer uma dinâmica perfeita entre cada um e o conjunto. Ajudado, claro, pela talentosíssima equipe de atores que comanda. Já em seu terceiro filme como Tony Stark, Robert Downey Jr. continua impecável no papel; Chris Hemsworth e Chris Evans, em especial o último, exploram ainda mais seus personagens; a Viúva Negra de Scarlett Johansson, já marcante em Homem de Ferro 2, mostra aqui seu background complexo como espiã. Os novatos na equipe não ficam nem um pouco atrás, e mostram-se tão à vontade em seus papéis quanto os colegas: Mark Ruffalo cria a mais interessante versão de Hulk já vista nos cinemas, e Jeremy Renner (visto muito brevemente em Thor) surge enigmático como Barton, que também tem um passado na espionagem. Já Tom Hiddleston, já excelente em Thor, faz de Loki o melhor vilão em um filme da Marvel: ambicioso, egocêntrico, frio e teatral, vê os humanos como seres insignificantes e “feitos para serem dominados”.

As lutas verbais e as divertidas provocações entre a equipe são tão interessantes quanto os duelos físicos. As cenas de ação e os efeitos especiais são perfeitos, como se espera de um filme deste porte, mas Os Vingadores vai muito além disso. Seus personagens são criaturas atormentadas, acostumadas ao isolamento, muito diferentes umas das outras, que de repente veem-se com o dever de se unir. União esta que não vem fácil, e depende de acontecimentos trágicos para se estabelecer completamente. Até que isso aconteça, porém, presenciamos diversas lutas entre eles, que estão entre as melhores partes do longa: Thor vs. Homem de Ferro! Viúva Negra vs. Gavião Arqueiro! Viúva Negra vs. Hulk! O modo natural como eles começam a se respeitar faz com que seja difícil não sentir orgulho ao vê-los trabalhando em equipe e se transformando nos Vingadores.

Em julho, chegam aos cinemas O Espetacular Homem-Aranha Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge. Não é difícil prever, porém, que Os Vingadores terminará 2012 com o título de melhor filme baseado em histórias em quadrinhos do ano.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s