Branca de Neve e o Caçador

stars3Snow White and the Huntsman (2012). Escrito por Evan Daugherty, John Lee Hancock e Hossein Amini. Dirigido por Rupert Sanders. Com Kristen Stewart, Charlize Theron, Chris Hemsworth, Sam Claflin, Ian McShane, Bob Hoskins, Nick Frost e Toby Jones.

Snow-White-and-The-Huntsman-image-snow-white-and-the-huntsman-36290279-1920-816

A nova onda do cinema e da televisão de criar novas versões de contos de fadas trouxe passatempos agradáveis, mas, por enquanto, nenhuma obra marcante. E a princesa de pele branca como a neve, lábios vermelhos como sangue e cabelos negros como ébano é a mais vista atualmente, tendo aparecido em dois filmes – neste Branca de Neve e o Caçador e em Espelho, Espelho Meu – e em uma série de televisão – a fraca Once Upon a Time.

Estreia na direção de Rupert Sanders, Branca de Neve e o Caçador é bem sucedido ao modernizar a história, trazendo uma princesa bem diferente da personagem passiva da animação de 1937 da Disney, dando complexidade à Rainha Má e deixando o príncipe encantado um pouco de lado. O universo do filme, porém, sempre parece maior do que a história, dando a impressão de que a obrigação de seguir o conto original freou a criatividade da equipe – o que pode fazer com que a já confirmada sequência seja superior.

Após a morte da esposa, o Rei Magnus (Noah  Huntley) vence uma batalha contra um misterioso exército, que trazia a bela Ravenna (Theron) como prisioneira. Eles se casam já no dia seguinte, e é aí que conhecemos a Rainha Má, que assassina o marido na noite de núpcias – ela despreza os homens por valorizarem as mulheres apenas por sua juventude e beleza, e por deixá-las de lado quando perdem essas características. Ravenna, então, aprisiona a pequena princesa , já admirada por todo o reino por sua bondade, em uma torre.

Anos depois, Ravenna descobre que Branca de Neve (Stewart) é agora a “mais bela de todas”, e que possuindo seu coração, ela nunca mais precisará matar belas moças para se manter jovem. A princesa, porém, consegue escapar do castelo (auxiliada por aves), e vai parar na Floresta Negra – para onde a Rainha manda o Caçador (Hemsworth).

Após desistir da tarefa imposta a ele pela Rainha, o Caçador concorda em ajudar Branca em sua missão de recuperar o trono que é seu por direito. O filme, então, ganha ares de road movie, e exploramos a Floresta Negra, conhecemos os sete (oito!) anões, visitamos uma floresta mágica e uma aldeia em que vivem apenas mulheres, que cortam o rosto para que as cicatrizes lhes tirem a beleza – protegendo-as, assim, da maldade da Rainha. O motivo para que o grupo de anões tenha ganhado um membro extra é mais uma prova de que a necessidade de se manter fiel à história original atrapalhou Branca de Neve e o Caçador. Aliás, os anões como um todo estão ali só porque, bem, Branca de Neve conhece sete anões – já que eles não têm muita relevância na trama, e suas piadas trazem um humor que o filme, até então, não possuía (mas para que anões se eles não vão ter graça, não é?!). Além disso, a decisão da equipe de utilizar tecnologia para combinar o rosto de atores como Ian McShane e Toby Jones ao corpo de anões de verdade, embora tecnicamente eficiente, deixou de dar a oito anões papéis em um filme.

Acertadamente deixando o romance de lado, mas sem esconder que o interesse da princesa pende mais para o Caçador do que para o Princípe William (Claflin),  a obra tem seu grande trunfo na história de Ravenna que, auxiliada pelo talento de Charlize Theron, confere humanidade, complexidade  e mágoa à Rainha Má.  Chris Hemsworth faz o que pode com um personagem que, apesar de carismático, não exige muito. E Kristen Stewart já provou que é talentosa e, com o fim de Crepúsculo em novembro, deve conseguir que sua presença em um filme deixe de atrair pessoas indignadas porque “é com a Bella!”.

Recuperando o tom sombrio dos contos alemães que originaram Branca de Neve e agora livre para dar vida à imaginação da equipe, este pode ser o primeiro capítulo de uma surpreendente saga cinematográfica.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s